sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Home» Quem Somos» Mensagem do Presidente
 

Mensagem do Presidente



15 anos Multitel

A Multitel festeja este ano, os 15 anos da sua existência, e tem todas as razões para comemorar.

No corrente ano de 2014, a Multitel ultrapassará os 25 milhões de dólares de facturação, um quadro de pessoal com mais de 100 colaboradores contando unicamente com 3 expatriados, uma carteira de clientes que inclui a maioria dos grandes grupos empresariais angolanos, tecnologia actualizada e adaptada ao meio envolvente de Angola, investimentos permanentes em actualização tecnológica e na formação dos seus colaboradores.

A Multitel é uma parceria de sucesso entre um grupo empresarial português – a Portugal Telecom - e grupos empresariais angolanos – Angola Telecom, BCI e accionistas individuais.

A razão deste sucesso é clara e objectiva: A Multitel adoptou desde a sua criação, os princípios básicos que devem nortear a constituição e gestão de uma aliança estratégica de matriz multicultural, nomeadamente:

- A decisão estruturada, por parte da Portugal Telecom, de utilização de uma parceria empresarial no seu processo de internacionalização, para Angola, nesta área de negócio de serviços empresariais.

- O processo sistematizado e estruturado de análise, avaliação e selecção dos parceiros, em função dos objectivos da aliança e das características do mercado angolano.

- A construção do “business plan” da aliança, tendo em consideração as características diferenciadoras do mercado angolano.

- O desenho, organização e estrutura da aliança, garantindo o equilíbrio dos direitos e deveres dos vários parceiros, reduzindo os conflitos na gestão da aliança.

- A integração da aliança em redes de cooperação empresarial, englobando universidades e institutos portugueses e  angolanos.

- Os processos de transferência do conhecimento entre a Portugal Telecom e a Multitel, mantendo-a no topo da inovação tecnológica e da competitividade no mercado angolano, justificando a existência do contrato de gestão.

- O modelo de liderança e gestão da aliança desenhado de acordo com os objectivos e expectativas dos parceiros, procurando satisfazer as suas expectativas, assegurando o respeito pelas respectivas identidades culturais e garantindo o equilíbrio e a eliminação dos conflitos na gestão das pessoas.

- Os mecanismos de controlo e avaliação da performance da aliança, com ajustamentos permanentes, de modo a garantir a sua sustentabilidade e a remuneração adequada dos recursos dos parceiros.

Embora, tenham sido tratados, com imenso cuidado e atenção do ponto de vista técnico, teórico e profissional, todas as áreas relevantes para a construção e gestão de uma Aliança Estratégica, a grande variável de sucesso da Multitel deriva da gestão estruturada dos aspectos culturais associados a esta parceria.

Tendo sido claro, desde o início, que estávamos perante uma aliança multicultural, foram desenvolvidas e utilizadas todas as ferramentas teóricas de gestão da cultura desta empresa angolana, tendo em consideração a cultura das empresas e dos países que integravam a parceria.

As variáveis de gestão do conhecimento e da gestão das pessoas estiveram sempre no topo das prioridades de gestão da Multitel e são estas que justificam o ambiente de cooperação, de tranquilidade e de eficiência que se vive na empresa.

Temos o maior orgulho em poder afirmar que somos um exemplo a seguir por outras alianças entre empresas portuguesas e angolanas no mercado angolano.
Parabéns a todos os “stakeholders”, externos e internos, da Multitel: Clientes, Fornecedores, Accionistas, Gestores e Quadros da Empresa.


O Presidente do Conselho de Gerência
Luis Todo Bom

 
  Imprimir  Topo

MULTITEL © 2014
Desenvolvido por PT Inovação e Sistemas