Mensagem Da Gerência

 

Mensagem do Presidente

A Multitel tem um quadro de pessoal com mais de 100 colaboradores contando unicamente com 3 expatriados, uma carteira de clientes que inclui a maioria dos grandes grupos empresariais angolanos, tecnologia actualizada e adaptada ao meio envolvente de Angola, investimentos permanentes em actualização tecnológica e na formação dos seus colaboradores.

A Multitel é uma parceria de sucesso entre um grupo empresarial brasileiros – a OI - e grupos empresariais angolanos – Angola Telecom, BCI e accionistas individuais.

A razão deste sucesso é clara e objectiva: A Multitel adoptou desde a sua criação, os princípios básicos que devem nortear a constituição e gestão de uma aliança estratégica de matriz multicultural, nomeadamente:

  • A decisão estruturada, por parte da OI, de utilização de uma parceria empresarial no seu processo de internacionalização, para Angola, nesta área de negócio de serviços empresariais.
  • O processo sistematizado e estruturado de análise, avaliação e selecção dos parceiros, em função dos objectivos da aliança e das características do mercado angolano.
  • A construção do “business plan” da aliança, tendo em consideração as características diferenciadoras do mercado angolano.
  • O desenho, organização e estrutura da aliança, garantindo o equilíbrio dos direitos e deveres dos vários parceiros, reduzindo os conflitos na gestão da aliança.
  • A integração da aliança em redes de cooperação empresarial, englobando universidades e institutos
  • Os processos de transferência do conhecimento entre a OI e a Multitel, mantendo-a no topo da inovação tecnológica e da competitividade no mercado angolano, justificando a existência do contrato de gestão.
  • O modelo de liderança e gestão da aliança desenhado de acordo com os objectivos e expectativas dos parceiros, procurando satisfazer as suas expectativas, assegurando o respeito pelas respectivas identidades culturais e garantindo o equilíbrio e a eliminação dos conflitos na gestão das pessoas.
  • Os mecanismos de controlo e avaliação da performance da aliança, com ajustamentos permanentes, de modo a garantir a sua sustentabilidade e a remuneração adequada dos recursos dos parceiros.

Embora, tenham sido tratados, com imenso cuidado e atenção do ponto de vista técnico, teórico e profissional, todas as áreas relevantes para a construção e gestão de uma Aliança Estratégica, a grande variável de sucesso da Multitel deriva da gestão estruturada dos aspectos culturais associados a esta parceria. 

Tendo sido claro, desde o início, que estávamos perante uma aliança multicultural, foram desenvolvidas e utilizadas todas as ferramentas teóricas de gestão da cultura desta empresa angolana, tendo em consideração a cultura das empresas e dos países que integravam a parceria.

As variáveis de gestão do conhecimento e da gestão das pessoas estiveram sempre no topo das prioridades de gestão da Multitel e são estas que justificam o ambiente de cooperação, de tranquilidade e de eficiência que se vive na empresa.

Temos o maior orgulho em poder afirmar que somos um exemplo a seguir por outras alianças entre empresas Brasileiras e angolanas no mercado angolano. Parabéns a todos os “stakeholders”, externos e internos, da Multitel: Clientes, Fornecedores, Accionistas, Gestores e Quadros da Empresa.

O Presidente do Conselho de Gerência
Luis Todo Bom

 

Mensagem do Dir.Geral para site Multitel

Mantemos como missão essencial, contribuir para o desenvolvimento do sector das telecomunicações em Angola, contribuir para o crescimento sustentado da economia angolana, para o sucesso da actividade de cada um dos nossos clientes, garantindo uma oferta de soluções e de serviços de telecomunicações empresariais que é diferenciadora em termos de qualidade, eficiência e fiabilidade. Os nossos valores são a Experiência, a qualidade, a fiabilidade, o dinamismo, o rigor e a proximidade.

Acreditamos sinceramente que estamos em condições de apoiar o progresso empresarial em Angola e, consequentemente o desenvolvimento tão necessário à sociedade Angolana.

A Multitel continuou durante o ano de 2017 a implementação do seu plano estratégico, de modo a manter-se como operador relevante no segmento empresarial. Continuámos a aposta de desenvolver novas ofertas para as Grande Empresas e para novos segmentos de mercado com soluções integradas para Médias e Pequenas Empresas. Aumentámos a nossa cobertura geográfica e ampliámos a nossa rede de Fibra Óptica, garantindo em paralelo níveis elevados de redundância.

Iniciámos um processo de mudança na organização e perfil das áreas funcionais no sentido de aumentarmos o nível de pró actividade da equipa no relacionamento com os clientes Corporate e PME.

Continuámos a apostar na construção de uma equipa de colaboradores de qualidade, com valências e perfis que permitam através de um plano estruturado para aquisição sistemática de Know How e formação especializada, garantir um quadro de colaboradores bem preparados para assegurar elevados níveis de qualidade ao nosso cliente.

A segurança no trabalho, a garantia de cobertura das despesas de saúde do trabalhador e família nuclear, o Plano de desenvolvimento de RH, o cumprimento rigoroso das normas ambientais, o apoio a eventos e entidades de interesse social e educacional, continuam a ser as medidas privilegiadas em torno da política de responsabilidade social que a empresa tem vindo progressivamente a desenvolver.

Dr. António Geirinhas
CEO