Noticias



Cartões Multicaixa com chip entram em vigor em Angola a partir de Julho

A partir de 1 de Julho entram vigor os cartões Multicaixa com chip que visam reforçar a segurança da rede, e deixam de ser emitidos cartões sem chip. De acordo com a EMIS, a implantação deste novo sistema tem como objectivo a redução de clonagem dos cartões sejam de débitos ou de créditos.

Joaquim Caniço, administrador executivo da EMIS- Empresa Interbancária de serviços, reconhece que o fenómeno de clonagem dos cartões Multicaixa é preocupante e com tendência de aumentar com o crescimento da banca digital, razão pela qual a EMIS decidiu acelerar o processo de substituição dos cartões de banda magnética por cartões inteligentes com chips incorporados.

Já se encontra certificada a totalidade dos bancos emissores do cartão Multicaixa com chip. A estimativa da EMIS é que, num horizonte temporal de dois anos, a totalidade do parque de cartões Multicaixa, constituídos em Janeiro de 2019 por 6,3 milhões de cartões, esteja substituída por cartões com chip.

A Segurança nos cartões Multicaixa é o assunto que muito preocupa a EMIS, segundo o jornal Expansão, na sua edição de sexta-feira (01/03), revela que as clonagens dos cartões Multicaixa aumentaram de cinco, em 2017, para 34 no ano passado. As perdas podem chegar aos milhões de kwanzas.

Fonte - Menosfios / 03/03/2019



Voltar